Para o visitante

Qual a melhor época para nos visitar?

A Região Autónoma da Madeira foi abençoada por um clima ameno, pelo que as diferenças entre o Inverno e Verão não são muito significativas. A temperatura média é de 22ºC no Verão e 16ºC no Inverno. Os meses mais chuvosos são Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro, que são também os mais frios. Mas o frio aqui é relativo pois pode usufruir de um esplêndido dia de sol com temperaturas de 22º em qualquer destes meses de Inverno.

Se vive num país frio e quer fugir à depressão de um Inverno rigoroso e escuro, a Madeira é o sítio indicado.

O Verão não é muito quente, apesar da humidade, pelo que os meses desta estação também são uma boa altura para vir.

A época alta do turismo coincide com o mês de Dezembro, pois os visitantes são atraídos pelo bom tempo e pelas festas de Natal e Fim do Ano, com o espetacular fogo de artifício. Se pretende visitar-nos nessa época, faça a reserva com antecedência.

Como poderão verificar pela leitura dos parágrafos anteriores, todos os meses do ano são adequados para visitar o arquipélago.

O que trazer?

A Madeira é um território com um significativo grau de desenvolvimento, pelo que poderá encontrar praticamente tudo o que procura no comércio local.

Poderá trazer chapéu, creme solar e óculos escuros. Não se esqueça do fato de banho, mesmo no Inverno. Em relação à roupa, se vier no Inverno, traga um pullover e um casaco leve. Caso seja sua intenção fazer passeios a pé pelas levadas e montanhas, é conveniente trazer roupa quente, botas para chuva e um impermeável pois, acima dos 1 000 metros, a temperatura baixa para valores, por vezes, perto dos 0º, chegando inclusive a nevar nas montanhas mais altas.

Os medicamentos não são uma preocupação, pois as farmácias, hospitais e centros de saúde estão bem aprovisionados.

Os madeirenses estão habituados aos turistas e são receptivos quando lhes pedem informações, tentando sempre ajudar. A língua não é problema pois quase toda a gente fala inglês, pelo menos básico. Daí que andar com shorts e máquina fotográfica, ou seja, com o \"rótulo\" de turista visível à distância, não causará qualquer inconveniente, nem chamará a atenção de ninguém. Os roubos, apesar de pontualmente presentes como em qualquer sítio do mundo, não são uma grande preocupação para o visitante.

ptenfrdeitrues

rotadoscetaceos

Back To Top